Neuralgia do Trigêmeo

A neuralgia do trigêmeo (NA) é considerada uma das piores dores descritas na medicina. Ela se manifesta com uma dor recorrente e intensa na região inervada por este nervo. Classicamente é causada por um conflito entre uma artéria e este nervo, que é responsável pela sensibilidade na face. Pode ser confundida com outras doenças que causam dor no rosto e não é incomum a passagem por vários profissionais, diagnósticos equivocados e várias modalidades de tratamentos infrutíferos na tentativa de resolver o problema.

A dor nesta moléstia é tão intensa, que não é raro os pacientes estarem desesperados, às vezes reclusos e até mesmo com desejo de morrer para se verem livres do sofrimento. A maneira como as pessoas reagem à dor é que nos chama a atenção para sua gravidade, afinal de contas não existe um instrumento capaz de medir a dor que cada um sente.

Na sua forma mais comum, apresenta-se com episódios de dor recorrente, às vezes na quantidade de dezenas ou até centenas de crises de dor por dia, durando de alguns segundos até um ou dois minutos.  É descrita como choque, fincada, facada ou pontada. O local da dor necessariamente precisa estar no território do nervo trigêmeo, representado pelos seus três ramos; o oftálmico, que faz a sensibilidade da testa, olho e tecidos adjacentes; o maxilar, que corresponde a maxila e ao palato, o céu da boca; e o mandibular, que inerva a mandíbula e a parte anterior da língua. É frequente também a presença do Tic Douloureux, que é uma região de gatilho, ou seja, um local no rosto, ou dentro da boca que desencadeia uma crise de dor ao mais leve toque.

A causa mais comum é um conflito, ou uma compressão da artéria, geralmente a cerebelar superior com o nervo. Ele pode inclusive apresentar-se atrofiado em estudos por ressonância magnética. Em cerca de 15% das vezes a doença é causada por uma lesão em decorrência de esclerose múltipla. Apesar destes achados, também não é incomum não existir uma causa identificável.

Como não é muito frequente na prática médica, algumas pessoas passam por vários profissionais antes de receber o diagnóstico. Apesar das características semiológicas serem diferentes, há confusão diagnóstica com disfunção da articulação temporomandibular que geralmente gera dor com movimentos da boca. Quando a dor é predominantemente dentro da boca ou com Tic Douloureux neste local, alguns chegam a extrair um ou dois dentes na expectativa de resolver o problema. Pode ainda ser interpretada como outras dores craniofaciais recorrentes, como cefaleia em salvas, hemicrania, SUNA ou SUNCT, mas não delongarei neste tema por não ser o objetivo aqui.

A base do tratamento são medicamentos que reduzem a atividade anormal do nervo e a taxa de resposta é alta, apesar de existirem casos refratários. Para estes, há a possibilidade de combinar remédios, uso de anestésicos tópicos, toxina botulínica e cirurgias. Estas têm como essência, ou fazer a descompressão entre o nervo e artéria, ou causar algum tipo de disfunção nele, seja com radiofrequência, seccionando ou injetando substâncias esclerosantes.

A neuralgia do trigêmeo causa uma dor lancinante, com perda de qualidade de vida e desesperança para alguns dos portadores. É muito importante procurar um profissional qualificado para identificar e tratar o problema. A taxa de resposta é alta e não é raro acontecer a remissão.