TDAH, Autismo e Deficiência Intelectual
Os transtornos comportamentais são um grupo de doenças caracterizadas principalmente por manifestações na conduta frente às situações socias, tanto de trabalho, lazer, como em relações interpessoais. São transtornos do desenvolvimento e necessariamente devem iniciar na infância, o que não significa que o diagnóstico tenha sido feito nesta época. Traz prejuízo para as relações, para o aprendizado e a autoestima que perduram pela vida adulta. O déficit de atenção e a hiperatividade tem como manifestações principais a hiperatividade e a distração, tendo como uma consequência grave o fracasso escolar. O autismo, ou o espectro autista, é um transtorno da comunicação e do interesse, com graus variados de prejuízo para as relações humanas e desempenho mental, pode estar associado ao TDAH e a deficiência intelectual. A deficiência intelectual é caracterizada por dificuldade cognitiva global ou em algum domínio específico da cognição, gerando dificuldades de aprendizado e relacional.
A pessoas com hiperatividade tem dificuldades de permanecer quietas em alguma atividade, tem comportamento impulsivo e frequentemente estão balançando mãos ou pés.Elas têm dificuldade de atenção, prejuízos na capacidade de concentração, cometendo erros por desatenção, perdem objetos, se distraem facilmente e esquecem coisas na vida diária. As duas manifestações acima geralmente vêm juntas e ocasionam dificuldades escolares, ou por comportamento inadequado, ou por falha no aprendizado.
O autismo é um transtorno da comunicação verbal e não-verbal, da interação social e com comportamento restrito e repetitivo. Nele coexistem sintomas como dificuldades de compartilhamento emocional, dificuldades de ajustar o comportamento às demandas sociais e também problemas na linguagem verbal e na corporal. São comuns interesses restritos e movimentos repetitivos, junto com dificuldades com rotinas simples. Os sintomas variam de intensidade e o apoio adequado traz grandes melhorias na qualidade de vida.
A deficiência intelectual é caracterizada por comprometimento de funções mentais como raciocínio, resolução de problemas, planejamento, pensamentos abstratos, julgamento e aprendizado, gerando comprometimento nas habilidades sociais e culturais, causando dependência para as atividades de vida. Traz repercussões importantes na vida das pessoas portadoras e daquelas à sua volta.
Os transtornos comportamentais se iniciam na infância e geram repercussões por toda a vida dos portadores. A identificação e o tratamento precoce por um profissional qualificado são a chave para melhorar a qualidade de vida e minimizar essas repercussões. São comuns o preconceito, o medo, a intolerância, problemas na autoestima, sofrimento mental e a informação é o melhor remédio para se evitar tais problemas.