Doença de Parkinson e transtorno do movimento

Os transtornos do movimento são doenças que se manifestam com o aparecimento de movimentos anormais involuntários. A doença mais lembrada é a doença de Parkinson, que é muito associada ao tremor. Outro distúrbio com os mesmos sintomas é o tremor essencial, condições relativamente benigna frequentemente gera muita preocupação nos portadores. São doenças que algumas vezes ficam muito tempo sem diagnóstico e que o tratamento muda drasticamente à qualidade de vida das pessoas.

Os distúrbios do movimento são caracterizados pelo aparecimento de movimentos anormais como tremores, distonias e correias. Os primeiros são abalos rítmicos de um membros ou segmento do corpo e geralmente piora com estresse emocional. O segundo são movimentos que se repetem de forma similar com o tempo ou quando a pessoa vai realizar um tarefas específica como a câimbra do escrivão. O último é imprevisível e pode acometer um segmento ou o corpo todo.

A doença de Parkinson é um transtorno degenerativo que além do tremor, que não é sintoma obrigatório, também causa rigidez, lentidão e sintomas não motores como intestino preso, alteração de olfato, dificuldades mentais e dores. O problema é de início lento e algumas vezes a própria pessoa não percebe os sintomas e é um familiar que nota. O tratamento medicamentoso é muito eficaz e melhora muito a vida dos portadores da doença.

O tremor essencial pode começar na juventude e basicamente o que a pessoa percebe é um tremor que piora muito lentamente, ao longo de décadas. Ele piora significativamente com estresse emocional e geralmente indica-se tratamento apenas se a pessoa estiver incomodada com ele.

Os distúrbios do movimento contemplam algumas doenças raras e algumas vezes os pacientes ficam muito tempo sem receber o diagnóstico adequado. O neurologista é o profissional correto para identificação e tratamento destas moléstias. Medicação, orientações, e apoio multidisciplinar trazem um ganho muito importante para as pessoas na qualidade de vida e na redução do impacto das doenças.