Epilepsia

As epilepsias são transtornos em que existe atividade elétrica anormal no cérebro, trazendo disfunção para pessoa e se manifestando através de crises convulsivas. Nem toda convulsão é causada por epilepsia, elas podem ser consequência de alguma lesão no cérebro ou transtorno metabólico. A manifestação de uma crise convulsiva pode ser muito variada, desde uma ausência simples até contrações tônicas de todos músculos e perda da consciência. Elas podem ser um problema isolado, sendo que o portador leva uma vida praticamente normal até ser uma manifestação de doenças mais complexas e graves.

As crises convulsivas podem ser de várias formas, sendo o tipo mais comum a crise convulsiva tônico-clônica generalizada, na qual a pessoa perde a consciência, apresenta abalos musculares intensos, pode morder a língua e pode também haver liberação de urinária. Existem crises de identificação mais difícil que se caracterizam por uma parada comportamental, neste tipo, a pessoa pode ficar lenta e dizer palavras inapropriadas ou apenas ficar parada e olhando no vazio, são ausências ou crises parciais complexas. Outra forma de manifestação do problema são crises parciais simples nas quais a atividade elétrica anormal fica restrita a uma pequena região do cérebro, gerando movimentos repetidos de uma região do corpo ou sensações anormais em algum local com formigamentos ou anestesia num braço ou perna, por exemplo.

Para se ter uma epilepsia, é necessário ter algum tipo de convulsão, porém a recíproca não é verdadeira. As convulsões podem acontecer em vários contextos, por exemplo um trauma no cérebro pode causar crises convulsivas por alguns dias e nunca mais recorrer. Transtornos metabólicos também podem ser causa como intoxicação medicamentosa, desidratação acentuada, sódio baixo dentre outros. Tumores e infecções do sistema nervoso também são causas. A forma mais comum de epilepsia é a criptogênica, ou seja, não é encontrada a causa. Algumas vezes existem doenças gerando crises como algumas síndromes epilépticas específicas ou à epilepsia pode ser uma das manifestações dentre várias de algumas doenças graves.

Após uma crise convulsiva, é muito importante uma avaliação neurológica adequada. Será feita investigação e identificada a causa correta da crise e se há necessidade de algum tratamento específico, deverá ser acesso o risco de novos eventos e à necessidade de anticonvulsivantes. O tratamento das epilepsias traz um ganho muito substancial à qualidade de vida das pessoas, sendo que a maioria leva uma vida normal.